ESPECIAL: Profissão piloto de caminhão profissional

Quando o ronco de um caminhão vira música pelas mãos de um profissional

Por portaldapoliticamt em 21 de outubro de 2019

Resultado de imagem para FORMULA TRUCK PEDRO PAULO

Caminhões super potentes, gente famosa, viagens, banhos de champanhe e premiações que, modéstia parte, enchem os olhos de qualquer um. À primeira vista, este pode ser o resumo da vida de um piloto profissional da antiga Formula Truck – hoje, Copa Truck – e seu caminhão, que são totalmente modificados para as pistas, e pode ser por este motivo, que muitos se sentem atraídos pelas equipes que cruzam o mundo levando a todos, o saboroso ronco dos caminhões que voam a mais de 200 km por hora nas pistas.

Por traz disso tudo existe uma história que só o piloto, sua família e sua equipe sabem, sobre as dificuldades enfrentadas, os medos encarados e os desafios para chegar a ser um piloto profissional na Copa Truck. O caminho a percorrer, muitas vezes é árduo e não tão fácil, como muito pensam.

Superar desafios todos os dias é uma das recompensas de estar num podium de uma corrida como vencedor. Levantar uma taça é um presente que poucos conseguem sem persistência.

Este é o caso do jovem Mato-grossense, o piloto Pedro Paulo, de Primavera do Leste, (243 km de Cuiabá) com 34 anos, que iniciou sua vida automobilística aos 6 anos de idade, ainda com kart no Mato Grosso, segundo ele, “um sonho que foi orquestrado desde pequeno e com a ajuda fundamental da família”.

Portal da Política MT, esteve com o jovem piloto, na pista de automobilismo da empresa Bom Futuro, em Cuiabá-MT, (diga-se de passagem, uma das melhores estruturas já vistas, em se tratando de pista de terra) em uma entrevista especial sobre sua vida e sobre a sua melhor fase na Copa Truck, onde ele explica que ao longo do percurso, até um pódio da Copa Truck, um piloto coleciona vitórias, derrotas, sins e nãos, treinam intensivamente para preparar seus corpos para o esforço excessivo que cada prova exige.

Resultado de imagem para FORMULA TRUCK PEDRO PAULO

Portal da Política MT: Pedro Fala um pouco sobre você?

Pedro Paulo: Sou Nascido no Mato Grosso, morei minha vida toda aqui neste estado que tanto amo, minha família está aqui, desde novo eu sempre corri, fiquei muito pouco tempo fora do automobilismo. Hoje, sou piloto da Copa Truck, tenho equipe formada, corro por todo Brasil e fora também, levando o nome do nosso Estado por onde passo, sou o único piloto do estado de MT na categoria.

Portal da Politica MT: Pedro fala um pouco dessa paixão, como surgiu essa determinação de ser um piloto profissional?

Pedro Paulo: Desde pequeno, 4, 5 anos, eu sempre tive esse sonho de pilotar, um dia, de tanto eu incomodar a minha família querendo ser piloto, eles me levaram pra andar de kart, achando que eu não iria gostar. Este dia – recordo como se fosse hoje – foi o marco dessa vontade de realizar meu sonho, e hoje, lembro disso com muita emoção, foi neste dia que me apaixonei ainda mais pelo automobilismo. Eu venho do kart, que é a base de tudo para o automobilismo. O kart é detalhe, um parafuso apertado diferente, uma libra colocada a mais nos pneus, tudo isso influencia na pista e faz a diferença, muda tudo na pilotagem,

Imagem relacionada

Portal da Politica MT: MT nunca teve um piloto representando o estado na Copa Truck?

Pedro Paulo: Em corridas de caminhões, já tivemos, quando ainda era a Formula Truck, hoje em dia é Copa Truck. Na Copa eu sou o primeiro piloto a representar Mato Grosso nessa competição.

Portal da Politica MT: Quando o Pedro Paulo descobre a Truck?

Pedro Paulo: Sai do kart e passei por outras categorias, chegando na Truck com força total, buscando sempre, realizar as melhores corridas, pontuar e estar no podium, afina, entramos na pista para ganhar.

Resultado de imagem para FORMULA TRUCK PEDRO PAULO

Portal da Política MT: Pedro, fala um pouco sobre a equipe.

Pedro Paulo: Minha equipe é a PP Motor Sport, vem de um sonho de estar sempre nas corridas, é uma paixão. Lá não podemos brincar de fazer Truck, temos determinação, uma equipe unida, pessoas dedicadas, pessoas realmente família. Nós temos uma estrutura grande, a PP é uma equipe nova, tem 1 ano, nossa sede é em São Paulo, porém, eu sou Mato-grossense, nossa assessora também é daqui, temos mais pilotos de outros estados na equipe, somos realmente, uma grande família.

Portal da Política MT: Pedro, você acredita no potencial de Mato grosso, falando em automobilismo, pistas de corrida e patrocinadores?

Pedro Paulo: Logicamente, acredito e tenho esperança de que MT será palco de grandes corridas automobilísticas, o Mato Grosso merece isso, aqui, já comporta uma categoria grande como a Truck e outras categorias em se falando de automobilismo, já falamos com pilotos e direção da equipe, eles tem vontade de trazer a Truck aqui para MT, o único motivo de não termos provas aqui no estado, é que nós não temos um autódromo que comporte a competição, eu tenho certeza absoluta, quando MT tiver um autódromo, teremos grandes competições de todas as categorias, queremos proporcionar o nosso espetáculo e mostrar a todos que a Truck é sim, uma das melhores categorias do automobilismo no Brasil..

Para aqueles que ainda não conhecem os procedimentos do automobilismo é necessário procurar uma escola de pilotagem, credenciada e avalizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A CBA é a entidade máxima e que comanda o esporte a motor brasileiro. Começar bem é fundamental.

Na prática é preciso mostrar que é muito bom de verdade.

 

Confira o audio:

 

banner white 980x288

Fonte: Juninho Poyer - Portal da Politica MT

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta